Prototype_Coleção_Trufas
“A área de extração do Mármore Enigma remonta à formação de rochas a partir da sedimentação de carbonatos no interior do estado da Bahia, há cerca de um 700 milhões de anos atrás, quando a região era um mar raso resultante do derretimento de geleiras ainda mais antigas, que aumentaram o nível médio dos mares. Esses sedimentos foram soterrados e posteriormente formaram as rochas existentes atualmente.Os sedimentos carbonáticos são responsáveis pela coloração escura do Mármore Enigma, porém outro processo geológico é o fator predominante pela existência das belas intrusões de coloração esbranquiçada existente no material. Ali estão localizados os minerais quartzo e calcita, precipitados em forma de veios no local de nossa jazida através da percolação de fluidos ricos em íons, nos carbonatos já existentes. Através de suas campanhas de reconhecimento geológico, a Gramazini vislumbrou a possibilidade de transformar essa rocha de padrão único em sua mais nova exclusividade do setor de rochas ornamentais.” Colaboração dos geólogos da www.gramazini.com.br TRUFA BRANCA.
O raro fungo subterrâneo, que ocorre na região da italiana Alba, no Piemonte, na condição de outonos chuvosos, criam as condições específicas para as melhores e saborosas trufas.Um mármore ou uma rocha natural rara, também ocorrem em regiões específicas, e sua formação tem origens vulcânicas, sedimentares de orgânicos e minerais ao longo de milhares de anos. São únicos e finitos.
As trufas são raras e complexas em seu preparo. E são apreciadas e muito valorizadas pelos melhores chef’s no mundo inteiro. Esse prazeroso debate de analogias ao design e às rochas surgiu em 2017 entre o designer de produto Ludson Zampirolli e a designer de interiores Bianka Mugnatto. E dentro dessa analogia das trufas, integram-se conceitos da “economia circular” e a sustentabilidade. Esses assuntos serão discutidos em outro link.E assim são as rochas naturais que compõe a “Coleção Trufas”.
O lançamento será no High Design Expo 2019, em São Paulo, com a Cuba Slipper (Slipper Sink), esculpida de um bloco maciço do exclusivo mármore Enigma, a nossa primeira “Trufa Branca”. O Enigma é um mármore dolomítico com cristais de calcita. Sua formação geológica sedimentar dos minerais e materiais orgânicos fossilizados da região noroeste da Bahia dão a coloração marrom escuro acinzentado, com veios brancos e detalhes na cor vinho e dourado.Numa seleção criteriosa do conjunto de veios, cores e seus movimentos ao longo de um bloco, o designer Ludson Zampirolli tem a habilidade de prever sua integração com a geometria do design de um projeto. Na analogia à Trufa Branca, Zampirolli é o cão farejador.Essa é uma seleção que ocorreu na pedreira da Gramazini, a grande parceira desse projeto e que tem preciosidades de rochas naturais em diversas pedreiras no Brasil. Cada qual com sua cor, com sua identidade, com sua autenticidade. Cada “Trufa” e cada formação geológica, em suas cores e veios, são catalogados. E em razão das particularidades de cada projeto de arquitetos e designers, as “Trufas” são apresentadas. Dimensões, quantidade, complexidade do projeto e estrutura do material tem de dar um match.Esse match é o que irá gerar um produto único, um ambiente autêntico e um projeto autoral verdadeiramente. O bloco de código 17675 do mármore Enigma foi selecionado para a primeira série da Coleção Trufas. Os materiais High End da Mineração Gramazini que são e serão catalogados na Coleção Trufas podem ser conferidos no link da Gramazini: www.gramazini.com.br. Uma trufa branca tem um alto valor agregado, com tem sua integridade mantida, com cuidado para não quebrar ao retirar da terra, preservando seu aroma.Em nossa Coleção, o bloco de Enigma é envelopado com tecido de fibra de vidro para ser cortado em blocos menores. Essa trufa foi fatiada em peças de 18cm de espessura. Cada fatia foi catalogada para ser trabalhada com preciosismo, como deve ser o material natural.Outra analogia ao envelopamento, pode ser dada quando comparamos as folhas de nori, que dão uma forma ao sushi para ser cortado cirurgicamente e permanecer preservando as fatias em sua densidade, forma e intensidade no sabor.
A modelagem orgânica foi feita com o auxílio do software Rhinoceros 3D e a parametrização com o Grasshopper. O que possibilitou o controle nas curvaturas em toda a geometria do design, na busca de explorar diferentes percepções sensoriais com o tato e em seus aspecto visual. Também foram detalhados as funções técnicas que contemplam a função como cuba, integrados com os mecanismos de hidráulica da Axor. Em especial a linha “Organic”, assinada por Phillippe Stark.
A Produção foi feita com uma máquina CNC, o que garante o processo de repetibilidade da geometria, a segurança de que o produto seja resultado preciso do projeto. Mas, como a matéria-prima é uma “Trufa de Rocha”, cada peça, cada produto é único e autêntico.
As imagens desta página são da Cuba Slipper, da trufa 17675-3. Única.
por Ludson Zampirolli + Gramazini.