Foco: design de performance, tecnologia e rochas ornamentais.

Criada em 2004, a Z-idea é uma empresa de design, fundado por Ludson Zampirolli - designer e professor.

Especialidades e Experiência

Projeto:

Pessoas:

Business:

Para a Z-idea, design aplicado à indústria deve ser quantitativo e qualitativo. Design deve gerar resultados. Design desde o conceito com desenho à mão-livre, até interatividade virtual, processos produtivos, produto produzido e valor para seus clientes.

Nossos serviços

O foco da Z-idea é design de produto. Novos usos e possibilidades, com novas soluções, técnicas e tecnologias para melhor eficiência e valor.

O começo da experiência é no chão-de-fábrica. Ludson Zampirolli, neto de um dos pioneiros da extração do mármore no Brasil, Afonso Zampirolli, teve uma infância onde transitar em pedreiras e máquinas inventivas para a época eram lúdicas à sua imaginação e fazem parte da memória. Ainda trabalhando na empresa de seu pai, uma marmoraria, viu que suas experiências foram aumentado com contatos de seus clientes e amigos.

Experimentando práticas de marmoraria, marcenaria, metalurgia, plásticos, construção civil entre outros. Esta experiência resultou em produtos pensados, desenvolvidos, adquiridos, desejados e que deram lucro a diversas empresas. A formação em Design fortaleceu a técnica, o conceito e metodologias de implantação de idéias que geram resultados.

Ser professor universitário na área de design, consultor em Design, possuir vasto networking no Brasil e no mundo, criar equipes competentes para desenvolver diversas soluções, integram o background para gerar resultados.

História corrida, um currículo comentado:

Ludson Zampirolli é um designer formado em Design pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em 1998. Ele tem uma carreira notável tanto na prática quanto na academia. Entre 2002 e 2020, ele atuou como professor universitário, ensinando nos cursos de design de produtos, design de interiores, design de moda e arquitetura. Com essa vasta experiência, Ludson contribuiu significativamente para a formação de novos profissionais e para o desenvolvimento do design no Brasil.

Ludson Zampirolli já foi designer , como consultor de Sebrae, dos anos de 2004 a 2015 e atendeu mais de 80 marmorarias em todo o Brasil.

Ludson Zampirolli foi o primeiro designer de produto brasileiros a escrever artigos científicos sobre ACV, Análise do Ciclo de Vida, sobre rochas naturais, com publicações em congressos científicos do Brasil e em Carrara, na Itália.

http://mineralis.cetem.gov.br/handle/cetem/1339

Esta publicação confirma a essência e a preocupação do designer Ludson Zampirolli com a sustentabilidade.

A Análise do Ciclo de Vida, ACV, é uma pesquisa científica que quantifica impacto ambiental desde a extração da matéria-prima, beneficiamento de todos os processos, até o descarte no meio ambiente.

O designer Ludson Zampirolli foi selecionado para expor na 4ª Bienal Brasileira de Design. Sua exposição foi um cobogó feito em madeira, produzido por máquinas CNC, representando a indústria moveleira capixaba. Ao lado do designer Guto Índio da Costa e da Embraer.

https://www.zidea.com.br/wp-content/uploads/2011/01/20120919_221935.jpg

Ludson Zampirolli criou o primeiro simulador 3D para rochas naturais. Ele conseguiu, em 2006, integrar uma fotografia de uma chapa de rocha natural em escala, ser integrada num projeto 3D. Na época, isso foi uma grande revolução. Criando e gerenciando centenas de renderizações, era possível selecionar o materiais de rochas naturais e os ambientes aplicados. A primeira empresa do mundo à contratar um simulador de rochas naturais foi a Marmi Bruno Zanet.

Entre 2007 e 2010, Ludson Zampirolli teve diversos avanços no desenvolvimento de simuladores 3D para indústrias de rochas naturais. Principalmente para a empresa italiana Marmi Bruno Zanet. E seu último simulador 3D de rochas naturais foi para a Abirochas, em 2014. Encerrou-se um período na sua carreira de criação de design digital, para uma produção de design real, de produtos físicos, aplicando o domínio da competência executiva, utilizando máquinas CNC.

Na Marmi Bruno Zanet, Ludson Zampirolli desenvolvia mapas de consumo de rochas naturais em redor mundo. Suas referências de mapeamento eram os eventos de Copas mundiais, Olimpíadas e Oimpíadas de Inverno. São eventos que ocorrem em repetidos ciclos de tempo, em diversos locais do mundo, com previsibilidade superior à 5 anos, e que destacam grandes planejamentos e investimentos da arquitetura, urbanismo, hotelaria, infraestrutura etc que geram oportunidades para o consumo de rochas naturais. Integando às habilidades do designer Ludson Zampirolli, eram desenvolvidos portfolios e moods de conteúdo para as 17 equipes de venda no mundo da Marmi Bruno Zanet agirem com grandes escritórios de arquitetura e urbanismo do mundo.

Ludson frequentou visceralmente diversas exposições do London Design Festival nos anos de 2009, 2010 e 2011. Numa percepção única como designer brasileiro observando e interagindo com diversas proposta do design do mundo concentradas em Londres. Nesse ambiente dessa época, Ludson Zampirolli observou um sincronismo perfeito entre uma geração de experientes marceneiros tradicionais da Europa, inspirados pela arte, ciências da matemática, geometria e os processos fabris da tornearia e carpintaria, integrados com jovens de uma geração com softwares e simulações 3D, corte à laser, máquinas CNC e braços robóticos. Dessa observação, um novo plano na carreira do Zampirolli se inicia: um design e um plano para integrar a experiência e inteligência de artesãos e profissionais experientes com a força e tecnologia da juventude, os tempos atuais e os próximos anos.

Ludson Zampirolli começou a utilizar o Rhino (Rhino 3D, Rhinoceros, Rhinoceros 3D) em 2002 como uma proposta de testes por colegas da Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Esse contato e evolução com o Rhino, fez Zampirolli substituir o AutoCad e o 3DMax como softwares CAD. Durante o período em que lecionaou para os cursos de Design de Produto e Design de Interiores, concluía que, para atender uma performance de produção de projeto, o Rhino se apresenta como uma excelente ferramenta.

Ludson Zampirolli teve seu primeiro contato com o Grasshopper, plugin do Rhino, em 2012. Até o momento, divesas evoluções no domínio da gerência de projeto aconteceram. Uma percepção clara de que, dentro da realidade de escritórios de arquitetura, como aconteceu em 2013 no escritório da Provecto, em SP, com gerente de BIM (Building Information Modeling) e gerente de Revit, não existia uma conexão parametrizada, na época, da produção com a eficiência customização de projeto. Era um princípio prático da indústria 4.0 que não tinha uma solução linear. Esse conjunto de problemas e defasagens desafiam e motivaram Ludson Zampirolli. Em 2018, Ludson Zampirolli participou como palestrante do Rhino Day, promovido pelo Mackenzie-SP. Nesta palestra, Ludson apresentou que o grande desafio, maior que a defesa da forma do design, é a capacidade de executar a forma. Demonstrando como o Rhino é uma importante e eficaz ferramenta para as soluções de execução. Os algoritmos desenvolvidos por Ludson, segundo uma mestranda do Mackenzie, trazem um grande domínio da geometria e matemática, uma consciência dos materiais e processos que viabilizam uma execução de alta performance. Esses algoritmos são gerenciados no Rhino e Grasshopper e executados por máquinas CNC.

Zampirolli’s „Tampos de Mesa“ („Tabletop“) hanging on the wall as seen in our photo, was also the object of raised eyebrows. The patterns were familiar albeit refreshingly different with respect to the usual tables in Vienna Coffeehouse style. Crema Marfil limestone and Sodalite Blue as well as 3 types of engineered Silestone were implemented. „Colmeia“ („Beehive“) countertop had a somewhat higher standard to live up in Botticcino and Syenite limestone by Marrom Bahia. Thoroughly innovative, on the other hand, was the „Butterfly“ coffee table made of Navona travertine and developed by Zampirolli especially for female clients: „Women love butterflies“, according to the designer, himself husband and father of a young daughter, „and women decide on furnishing the home“. So with a view to the target group, he had the fluttering animals cut out of the stone by means of a water jet. Visitors to the fair were impressed by the unusual combination of natural motif and natural material.

A informação acima foi exrtaída do link https://www.stone-ideas.com/11861/marketing-ideas-instead-of-slabs/ . A Reportagem foi produzida pelo jornalista alemão Peter Becker, fundador do blog Stone Ideas, uma dos mais importantes canais de informação sobre rochas naturais com o universo do design e arquitetura do mundo.

Em 2012, Ludson Zampirolli compra sua primeira router para madeira. Ele definiu uma mudança da rocha natural para a madeira, entre os anos de 2012 e 2014, para colocar em prática aquilo que ele percebeu na Inglaterra, arte e design juntos, experiência e novas tecnologias integradas. Instalou-se numa marcenaria tradicional em Vila Velha, especializada na produção de mesas e cadeiras para bares e restaurantes, e que usava madeira de verdade. Foi um período em que vivenciou os desafios de modelagem 3d, técnicas de usinagem, inetgração de geometrias do design com ferramentaria, movimento, resistência de materiais, práticas de performance CAD-CAM, estudo e compreensão de G-code, rotinas e processos industriais, estruturas mecânicas e de hardware de máquinas CNC etc. Seu entendimento e visão como designer, com um domínio natural e prático da matemática, conseguiu integrar a geometria do design para os resultados pretendidos na execução por máquinas CNC. Ao ponto de modificar o design, tanto na modelagem tridimensional como em simples vetores, para um controle absoluto do movimento de algum tipo de ferramenta na matéria-prima. Gradativamente, parâmetros entre máquina, ferramentaria, programação e design eram estabelecidos.

Em 2014, Ludson Zampirolli inicia um relacionamento com a fabricante chinesa de máquinas CNC GANGER CNC. Ao observar uma simples router CNC apta à trabalhar com água no resfriamento das ferramentas, ele concluiu que, com pequenas modificações, seria possível usinar as rochas naturais brasileiras. Não somente com simples gravações de letras, mas peças maciças e tridimensionais com diferentes tipos de espessuras. Eduardo Gorini, dono da Itaicí mármores, uma marmoraria de Guaçuí-ES, foi o primeiro empresário à apostar na produção de design com máquinas CNC. Na Itaicí, Ludson Zampirolli desenvolveu diversos tipos de produtos com rochas naturais, usinadas por máquinas CNC. Já em 2017, Ludson Zampirolli foi selecionado com a Cuba Wind para ser exposta em Milão. Esse fato foi registrado pela Stone Ideas, disponível no link: https://www.stone-ideas.com/56640/at-milans-fuorisalone-numerous-examples-of-how-to-implement-design-in-marketing-using-natural-stone-could-be-studied/ Importantes designs com rochas naturais foram desenvolvidos na Itaicí marmoraria. Os exemplos de maior destaque de produtos de design são a Cuba Wind, a Cuba Wave, a Cuba Navi, a Cuba Leaf. Também, diversos designs de superfície com rochas naturais foram desenvolvidos. Um dos principais cenários de exposição e comercialização dos designs de superfície e produtos com rochas naturais foi a Colormix, em São Paulo. Como designer, Ludson Zampirolli orientou a marmoraria Itaicí na definição de público alvo, focando em lojas e boutiques de Revestimento, lojas de mobiliário e na produção seriada para designers de produto. No dia 03 de março, Ludson Zampirolli teve um insight em São Paulo e criou o nome MONOLÍTICA vinculando o trabalho de design, a produção por máquinas CNC e as rochas naturais. Monolítica virou uma marca importante no cenário do design e das rochas naturais no Brasil. É um nome forte, simples e análogo diretamente à rocha natural. O nome Monolítica substituiu a Marmoraria Itaicí. Ludson Zampirolli projetou uma segunda máquina CNC produzido na China para a Monolítica. A primeira à ter 4 spindles, com foco na produção seriada de produtos de design. Em 2018, a parceria entre o designer Ludson Zampirolli e a Monolítica, encerraram o relacionamento. Ludson transferiu todos os conceitos de design e sua visão de mercado, capacitou a Monolítica no desenvolvimento de programações de usinagem CNC e, atualmente, a Monolítica é uma renomada empresa de produção de peças de design do Brasil. Sem ressentimentos, Ludson Zampirolli considera o case MONOLÍTICA como um de seus maiores sucessos como designer. Ele criou uma marca que caminha e cresce sozinha. Atualmente, Ludson Zampirolli possui somente o domínio www.monolitica.com.br, que está à venda. O mais importante da história da MONOLÍTICA para Ludson Zampirolli, é a autoria do no nome à marca MONOLÍTICA, e dos diversos designs de produto.

Em 2013, Ludson Zampirolli, junto com a Taquetti Marcenaria, foi classificado em 1º lugar no XIV Prêmio House & Gift, em sua 14ª edição, com o Aparador Rio. Uma integração da marcenaria tradicional com portas e gavetas usinadas com máquinas CNC. A curadoria foi do Professor Eddy, um dos grandes nomes da crítica do design brasileiro.

Em 2013, no SP Design Weekend, um conjunto incrível de lançamentos de design, explorando ao máximo da modelagem 3D, princípios da parametrização e da produção por máquinas CNC, juntamente com a marcenaria tradicional da Taquetti Marcenaria, reunidas num único só lugar, a exposição D4D, Desgin for Designers, no atelier Casa Contemporânea, na Vila Mariana, em SP. “Madeira de verdade”, mdf, acabamento em laca, Real Color da Formica, Hi Macs da LG com termomoldagem, revestimento de PVC em portas e gavetas de mobiliário feitas à vácuo, encaixes da carpintaria tradicional foram os recursos de materiais e processos que foram a tônica da exposição D4D. A coleção apresentava o Banco Touch, o aparador Home Noveau, o aparador Wave, a mesa Nó e o gaveteiro Bolsa. Simultaneamente, no Pavilhão da Bienal de SP, o designer de interiores Fabio Galeazzo apresentava o Banco Copa, com projeto técnico de Ludson Zampirolli e a produção pela Taquetti Marcenaria.

Em 2018, Ludson Zampirolli foi palestrante no Rhinoday, um evento com troca de experiências de diversos profissionais e grupos de pesquisa do design paramétrico do mundo inteiro. Seu destaque foi no uso do Rhino 3D e o Grasshopper integrado à produção de rochas naturais usando máquinas CNC. A capacidade executiva de grandes e complexos projetos usando máquinas CNC de grande porte em escala industrial. Uma polêmica foi gerada no momento em que Ludson Zampirolli defendeu em que mais importante que o debate da forma é a competência e a capacidade executiva da forma. Onde o Rhino e o Grasshopper se apresentam como importante instrumentos para uma gerência BIM até a execução.

Essa apresentação no Rhinoday foi exemplificar com exemplos de cases reais desenvolvidos em sua trajetória na indústria de rochas naturais.

Contact: +55 27 98135 0029 design@zidea.com.br

Em 2017 Ludson Zampirolli participou da mostra Brasil SA, em Milão, com o lançamento das cubas Wind. Foram expostas 5 cubas Wind em 5 diferentes tipos de rochas naturais do Brazil. Foi a exposição internacional mais representativa do setor moveleiro do mundo. Um momento importante, foi quando Ludson Zampirolli conheceu Reffaello Galiotto, um reconhecido internacionalmente designer italiano, que também é professor universitário, usa o Rhino, o Grasshopper, máquinas CNC e trabalha o design nas rochas naturais. Foi o momento em que Ludson Zampirolli encontrou um par para debater o design pelo processo, onde o movimento da ferrantaria pelas máquinas CNC determinam a remodelagem da geometria do design.

 (https://www.instagram.com/LudsonZampirolli)

Em 2019, Ludson Zampirolli foi à China com objetivo de desenvolver uma máquina CNC de alta performance de usinagem específica para as rochas brasileiras, incluindo os quartzitos do Brasil. O patrocinador dessa pesquisa e desenvolvimento foi o Grupo Gramazini, um dos maiores grupos de empresas exportadores de rochas naturais. Foram visitadas 3 cidades distintas: Quanzhou e Fujian, com o foco em ferramentaria para as rochas naturais. Analisando indústrias de rochas utilizando centros de usinagem CNC, monofio CNC, serra ponte CNC e torno CNC utilizando diferentes tipos de compostos de diamante em seus processos. Changsha foi uma cidade visitada com foco em ferramentas hidráulicas, torque, tamanhos reduzidos dos motores e condições de trabalhar submerso. E Jinan foi a Meca dos fabricantes de máquinas CNC. Visitei algumas empresas com dezenas de máquinas CNC e pouquíssimos funcionários. Até empresas sem funcionários, somente as máquinas CNC trabalhando sozinhas.

Em 2018 Ludson Zampirolli teve seu primeiro contato efetivo com um braço robótico. Fez um treinamento na Yaskawa em São Paulo e foi cedido em comodato, durante 6 meses, um braço robótico de 6 eixos da Yaskawa Motoman para testes e análises. O local de testes foi na Gramafal, localizada em Venda Nova do Imigrante, ES. O resultado, na época, foi insatisfatório por conta de não existir uma interface de programação do robô adequada aos processos produtivos com rochas naturais, utilizando disco de serra diamantada e não atingir uma boa performance de produção. Relatórios foram desenvolvidos para aprimoramentos futuros.

Em 2019, participou como designer expositor da High Design Expo, em SP, com a Cuba Slipper. Teve o apoio da Gramazini.

A cuba Slipper foi executada no mármore Enigma, da Gramazini. O contexto do design da cuba Slipper projetado por Ludson Zampirolli explorou sua analogia com as trufas, que deu origem à coleção Trufas. O conceito da coleção Trufas para produtos de design feito com rochas naturais, integram princípios da ACV (Análise do Ciclo de Vida) de produtos, da Economia Circular e da Biofilia. https://www.zidea.com.br/protoype_colecao_trufas/

Em maio de 2022, Ludson Zampirolli foi selecionado pela curadora Natasha Schlobach, https://www.instagram.com/nschlobach, para a mostra Casa Brasil NYC, com apoio da Apex Brasil, com a peça de design Table Top Collection. O design desenvolvido com um algoritmo Voronoi integrando os movimentos de veios e cores de um mármore capixaba, usinados com máquinas CNC. A particularidade do design na seleção da matéria prima se enquadra nos princípios da economia circular. Uma anomalia geológica de um mármore homogêneo é normalmente recusado por arquitetos e designers na busca de uma padronização de projetos. E foi exatamente essa anomalia o destaque que torna única cada peça do design, demonstrando diferentes tipo de minerais registrando acidentes geológicos que contam a história da formação da terra.

Em 2022, Ludson Zampirolli juntamente com o escritório de arquitetura Super Limão executou a estratégia de produção por máquinas CNC do balcão de recepção do Google, em SP. O projeto representa um mapa cartográfico em curvas de nível da Cidade de São Paulo, Brasil, identificando a região da Paulista até a localização do Google na Faria Lima. Foi utilizado o granito Cinza Andorinha com acabamento escovado. Num rico debate, Ludson Zampirolli e a equipe do Super Limão conclui que não existe matéria prima natural, como um granito, ruim. Inútil julgar que o granito Cinza Andorinha é fora de moda ou feio, ou barato. Usá-lo no projeto do Google em SP, provoca um rico debate de consciência sobre as rochas naturais e sustentabilidade.

Em 2024, Ludson Zampirolli foi selecionado pelo curador de design Bruno Simões, www.instagram.com/brunosimoes.atelie, para a exposição Coccoloba, em Milão. Integrando o Milão Design Week, como um dos mais renomados festivais de design do mundo, a peça autoral em destaque foi a Coluna Vessel. Produzida pela CF Stones, a Coluna Vessel é o resultado de diversas intenções do design. Organicidade, design paramétrico, economia circular, se integrar ao conceito de “trufas”, produção por torno CNC, analogia às curvas da arquitetura contemporânea, cores e veios da rocha natural de maneira tridimensional. Similar à uma escultura, em que sua qualidade é dada por pontos de atenção em toda a sua volta, as colunas em rochas naturais trazem essa essência da arquitetura para a valorização das rochas e do design únicos. Um vídeo sobre o estágio do conceito já está no Youtube: https://m.youtube.com/watch?v=nSis6KwjoGY

Em diversas experimentações dos mais variados tipos de máquinas CNC, em 2014 Ludson Zampirolli estudou a Silhouette, uma máquina de recorte de papel muito utilizada por artesãos na execução de cartões e convites para festas, em que Ludson a considerou uma máquina CNC de pequeno porte e caseira. A Silhouette Studio tem um software próprio de desenvolvimento de arquivos, como se fosse seu próprio softaware CAD-CAM, e faz a leitura de extensões .dxf. Ludson Zampirolli compreendeu as integrações de dxf, mapeamento e condições de corte, o que resultou numa proposta única de design, criando maquertes com mapas de textura em escala. Maquetes de diversos tipos de mobiliário foram executados à partir do seu domínio geométrico de planificação. Uma das referências de pesquisa foi um estudo exaustivo de embalagens de remédios, que embarcavam informações geométricas, de materiais, da mecânica, da interface com usuário, da segurança etc. Planificação, corte, vinco, mapas de impressão, montagem foram as tônicas deste experimento de design com uma pequena máquina CNC de corte de papel.

Exemplo de maquete em papel de ambiente e mobiliário, com referência de escala humana executado com uma Silhouette

Em 26 de maio de 2015, Ludson Zampirolli deu uma palestra em Brasília com o título “Do Papel à Pedra”. Os resultados dos ensaios de Ludson Zampirolli com a Silhouette, considerando-a como uma máquina CNC, fez parte dos fundamentos dessa palestra, auxiliando numa didática para um público de Designers de Interiores e Arquitetos entenderem as possibilidades da produção do design, das rochas naturais e com as máquinas CNC. O objetivo foi estimular Designers de Interiores e Arquitetos no protagonismo do desenvolvimento de produtos de design com as rochas naturais.

O link da palestra “Do Papel à Pedra” é o https://www.youtube.com/watch?v=v9-PV6JBCHg

https://www.zidea.com.br/wp-content/uploads/2011/01/IMG_20150218_100831-copy1.jpg e https://www.instagram.com/p/6cnjF6t4b_/

A palestra “Do Papel à Pedra” realizada em Brasília, foi organizada pela ABD(Associação Brasileira de Designers de Interiores) DF, com o suporte de Angela Borsoi, presidente da ABD-DF.

Em 07 de julho de 2016, a ABD-RJ organizou a palestra “Do Papel à Pedra” para Designers de Interiores e Arquitetos do Rio de Janeiro. Do Papel à Pedra é uma palestra que apresenta as tendências de Mármores e Granitos no mundo, e sua integração com Design e Robótica para a produção do Novo. Um momento de provocação e estímulo à criatividade para profissionais de projeto (Arquitetos, Designers de Interiores, Engenheiros), onde o designer Ludson Zampirolli, com a carreira especializada no setor de rochas, atualiza e exemplifica toda a cadeia do processo produtivo das Rochas Naturais ao máximo do Design. https://www.youtube.com/watch?v=9Yv2qSQIzsg

Em 2018, sob curadoria de Adélia Borges, https://www.instagram.com/borges_adelia/, na exposição “Brazilian Stones Original Design”, Ludson Zampirolli apresentou a “Cuba Navi”, pela primeira vez produzida em quartzito. Um desafio pioneiro pela dureza dos quartzitos brasileiros, utilizando pela primeira vez, uma serra-ponte CNC de 5 eixos, onde a estratégia de usinagem para o design da Navi em quartzito foi com o uso de disco diamantado. https://www.instagram.com/p/BkC7K1MnznP/

Outro produto inovador que Ludson Zampirolli lançou no “Brazilian Stones Original Design” foi o módulo (para ser usado como revestimento, mobiliário ou componente de mobiliário) “Veneto Wave”. https://www.instagram.com/p/Bi-le88Hip8/ ; https://www.instagram.com/p/BiC6_l4njMe/ ; https://www.instagram.com/p/BiC6CXJHPMl/ . Pela primeira vez, Ludson Zampirolli utilizou uma máquina CNC de monofio diamantado. Um conceito de sustentabilidade e inovação foi atingido pro um domínio matemático e paramétrico que integra a metária prima (um pequeno bloco de rocha natural), a espessura do fio diamantado, e a programação da máquina CNC. O protótipo foi desenvolvido na Gramafal, localizada em Venda Nova do Imigrante, ES, Brasil.

EXPOSIÇÃO DESIGN ORIGINAL COM PEDRAS BRASILEIRAS, Vitória Stone Fair – junho 2018 | Apresentamos ao Brasil e ao mundo um projeto inovador, unindo a beleza das nossas rochas ornamentais e a criatividade do design brasileiro, com toda sua riqueza de expressão e identidade cultural. Ludson Zampirolli apresentou em entrevista o caráter de sustentabilidade do Design e das Rochas Naturais. https://www.youtube.com/watch?v=rfcW7s9LfMc

m 2021, o designer Ludson Zampirolli lançou seu primeiro NFT, o Sea Sink (https://opensea.io/assets/ethereum/0x495f947276749ce646f68ac8c248420045cb7b5e/80360179143305002934979821351221709685194009265458801641226864950620616392705), em sua galeria no OpeSea, chamada LudsonZampirolli (https://opensea.io/LudsonZampirolli).

O NFT Sea_Sink, criado por Ludson Zampirolli é o primeiro NFT que vincula as rochas naturais no mundo e explora e inova vários conceitos de design. Em debate com vários amigos designers brasileiros, explorando as estruturas de lançamento e entendimento de NFT’s relacionados ao design de produto, às integrações e possibilidades de uso à plataforma META, aos usos dentro de ambientes do Metaverso, aos arquivos e resultados da produção do Sea Sink que também podem ser usados em Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) mostra que esse caráter inovador do Ludson Zampirolli é pioneiro, e esses experimentos orientarão diversas possibilidades por outros designers, arquitetos e a sociedade como um todo de uso no futuro. A primeira inovação é a aplicação de “Gêmeo Digital” (Digital Twin) como termo que envolve um processo que integra o produto real e único com o NFT Sea Sink. Dentro do conceito “Trufas” de pedras naturais, Ludson Zampirolli fez a seleção de um bloco do quartzito brasileiro Azul Macaúbas, extraído na região de Macaúbas, na Bahia. Com um design orgânico e a meta de execução definida para ser feita com uma Serra Ponte CNC utilizando disco, o processo de usinagem de uma peça de design usando um quartzito foi pioneira no mundo, originando como produto físico e real, a cuba para banheiro Sea Sink. A cuba Sea Sink impressiona pelo seu tamanho, com 3.15m de comprimento, comprovando a excelente estrutura de produção e porte das máquinas CNC que Ludson Zampirolli coordena. Após a execução da cuba Sea Sink, Ludson Zampirolli coordenou uma equipe de fotografia, executando um mapeamento de dessas fotos, resultando num arquivo de extensão .glb, que é um arquivo digital tridimensional utilizado como NFT e capaz de ser inserido dentro de alguns ambientes do Metaverso, Realidade Aumentada e Realidade Virtual. Foram centenas de fotografias que mapearam um modelo tridimensional em sua geometria, textura, cores e veios exatamente como o produto, o Sea Sink, real e físico, resultando em seu “Gêmeo Digital”. O conceito de Gêmeo Digital aos NFT’s pode ser sugerido para produtos de design únicos e exclusivos, valorizando ainda mais os princípios do design autoral e o consumidor que valoriza produtos e conceitos inovadores e únicos.

Outra característica do NFT, é que ele pode ser utilizado como prova de anterioridade, já que no momento de seu lançamento é gerado uma hash, um blockchain imutável, com registro do momento exato de seu lançamento. E pelo princípio de prova de registro, Ludson Zampirolli frequentemente lança NFT’s de seus designs inovadores e suas ideias. O pioneirismo de Ludson Zampirolli, pesquisando e imaginando possíveis usos no futuro, fez com que também fizesse os registros de importantes nomes como ENS (Ethereum Name Service) naturalstone.eth (https://opensea.io/assets/ethereum/0x57f1887a8bf19b14fc0df6fd9b2acc9af147ea85/20778387766939042347038962661925020619088234499185412483925837762026544721645) e o carraramarble.eth (https://opensea.io/assets/ethereum/0x57f1887a8bf19b14fc0df6fd9b2acc9af147ea85/97101292489314442325976136204582305984809410203187025420199874357131054089348). Um exemplo da audácia e estratégia de Ludson Zampirolli registrar esses nomes pensando num cenário de possibilidades e mercado futuros.

Em 2023, Ludson Zampirolli foi contratado pela Guidoni Group (uma das maiores empresas de rochas brasileiras e também fabricante de superfícies de quartzo, com indústrias no Brasil, Espanha e Estados Unidos), para o desenvolvimento de peças de design com rochas naturais e superfícies de quartzo para o estande da Guidoni na Coverings 2023, em Orlando-Florida, Estados Unidos. Foi dado ao Zampirolli total liberdade na croação de peças e produtos inovadores, e ele soube aproveitar essa oportunidade. Ludson Zampirolli desenvolveu totens gigantes por algoritmos paramétricos formando 5 monolitos prismáticos produzidos com chapas de pedras naturais. Um painel de grandes proporções concebido por um algoritmo voronoi desenvolvido por Ludson explorou mais um desafio na estratégia do design: gerar os arquivos de corte, orientar o tipo de máquina CNC e ferramentaria no Brasil, e encaminhar para 3 dieferentes indústrias os Estados Unidos produzirem, conquistando no momento da montagem deste painel, encaixes perfeitos. Uma linha de mobiliário de aparadores e mesas de geometria orgânica e com referências de mapas cartográficos com curvas de nível. O Design de superfície para peças de revestimento de paredes em superfícies de quartzo, além de mobiliário de recepção e serviço com volumetria prismática. O grande desafio na produção de mobiliário de geometrias prismáticas está na planificação de cada peça que compõe o mobiliário, bem como definição de cada ângulo aplicado em cada uma das arestas da geometria. Ludson Zampirolli chegou com 5 dias de antecedência da Coverings 2023, iniciando sua jornada na fábrica da Guidoni na Georgia. Altíssima tecnologia em todo o processo das superfícies de quartzo, inspecionou todas as peças que foram para a Coverings. Na Coverings, Ludson teve o privilégio de participar de toda a montagem ao lado de mestres da carpintaria americana (que é um outro segmento que apaixona Ludson Zampirolli). O resultado dos designs surpreenderam os visitantes de diversos países do mundo.

O painel voronoi desenvolvido para a Guidoni e seu processo criativo com base na biofilia e em processos paramétricos, estão disponíveis no link: https://youtube.com/watch?v=o1PHY-t1iYw&feature=shared Os totens prismáticos para a Guidoni e a apresentação do processo criativo estão disponíveis no link: https://youtube.com/watch?v=V5FqFJMHPsQ&feature=shared A publicação da participação da Guidoni na Coverings 2023 está disponível no link: https://www.instagram.com/reel/CrV-YwhgkGR/?igsh=MXVjbWhscXh6NDNvYQ==

Ludson Zampirolli é um designer apaixonado pelo que faz, e seu perfil técnico e matemático são expressados até de seus momentos de lazer. Numa viagem à Gramado, no Museu do Perfume, a grande curiosidade foi pela geometria e os processos produtivos dos frascos de perfume, da vidraria e das tecnologias disponíveis em cada época da história. Assim que retornou à rotina de trabalho, ele desenvolveu algumas lógicas paramétricas de controle da geometria de designs por alguns modelos matemáticos: https://www.youtube.com/watch?v=ESFmt-uUPDQ